Escritório de contabilidade: 6 dicas simples para escolher o seu

Contabilidade tradicional ou online? Acabe de vez com as dúvidas!
março 9, 2018
5 dúvidas comuns sobre contabilidade empresarial
abril 12, 2018

Escritório de contabilidade: 6 dicas simples para escolher o seu

É chegado o momento de escolher o escritório de contabilidade para a sua empresa. É preciso pensar que nem todos oferecem o mesmo tipo de serviço. Por isso uma pesquisa é crucial.

Antes de tomar a decisão, deve-se avaliar valores, referências e, principalmente, os serviços oferecidos.

Para te ajudar neste detalhamento, confira abaixo 6 dicas simples para escolher o seu
escritório de contabilidade. Vamos?

1. Esteja atento às recomendações do escritório de contabilidade

Nunca assine um contrato sem antes saber o que outras empresas que já trabalharam com este fornecedor, pensam sobre o serviço que ele oferece. Essa recomendação pode ocorrer de duas formas: pela indicação de outros empresários conhecidos ou por conta própria, pesquisando os clientes do potencial escritório a ser eleito.

2. Um com contador precisa ter registros

Todo contador que atua profissionalmente deve estar registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Ele possuirá um número de inscrição que pode (e deve) ser conferido na unidade do CRC do estado.

Verifique se o escritório está em dia com o CRC. Lembre-se que, sem ele, a atividade contábil não pode ser exercida.

3. Analise a estrutura que a empresa oferece

Com uma simples visita ao escritório que pretende contratar, você pode constatar como é o ambiente. Neste caso, avalie quantos colaboradores o local possui. Verifique se o clima é positivo. Não esqueça de checar outros itens como tecnologia e organização. Isso influenciará direto no serviço que será prestado a você.

Empresas de contabilidade que estão integradas com toda a tecnologia e práticas contábeis irão trabalhar mais facilmente com plataformas como o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

4. Verifique se o investimento cabe no seu bolso

É importante frisar que o investimento em serviços contábeis deve ser compatível com o seu orçamento. Mas, vale lembrar que se você escolhe um escritório competente, é possível obter redução de custos.

Avalie o custo-benefício de seu parceiro contábil, a qualidade dos serviços, benefícios e demanda. Dependendo do seu negócio, irá precisar de um profissional que trabalhe em uma frente específica da contabilidade, pois existem profissionais especializados em questões trabalhistas, abertura de empresas e outros. Desta forma, considere o que realmente importa ao seu negócio e foque nisso.

5. Analise o atendimento e relacionamento da empresa

Você não vai querer ter dores de cabeça com seu escritório depois da contratação, certo? Por isso, um fator fundamental de ser analisado é o atendimento.

Acesse todos os canais de comunicação do escritório que pretende contratar. Verifique se todos eles funcionam corretamente e têm resposta rápida: redes sociais, e-mail, telefone etc.

Analise também outros fatores de rotina. Como disponibilidade para atender, educação, cordialidade na comunicação, qualidade na transmissão de informação, entre outros.

6. Prefira escritórios de contabilidade que te mostrem os resultados

De nada adianta contratar um serviço sem conseguir verificar sua eficiência. Por isso é importante que sua futura contabilidade ofereça relatórios que facilitem sua tomada de decisão. Isso deve ser feito mensalmente (ou no período que achar necessário), para que você tenha parâmetros sobre o andamento de seu próprio negócio.

Restou alguma dúvida para escolher o seu escritório de contabilidade? Clique aqui e dê o primeiro passo, entrando em contato com a Taxcont.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *